**Igreja da Candelária: Joia Barroca no Coração Financeiro do Rio**
No centro da movimentada Avenida Presidente Vargas, a Igreja da Candelária se impõe como um tesouro arquitetônico que sobreviveu ao tempo. Construída no local onde uma tempestade poucou um navio espanhol em 1609, esta basílica é considerada a mais importante construção religiosa do período colonial no Rio, misturando estilos barroco, rococó e neoclássico.
Seu interior deslumbra com altares folheados a ouro, vitrais franceses e a majestosa cúpula inspirada na Catedral de São Paulo de Londres. O piso em mármore de Carrara e os afrescos do pintor João Zeferino da Costa contam histórias bíblicas em cada detalhe. O órgão alemão de 1.777 tubos ainda ecoa em concertos que atraem amantes da música sacra.
A Candelária foi palco de eventos marcantes: da coroação de Dom Pedro II ao trágico massacre de 1993. Hoje, além das missas, oferece visitas guiadas que revelam sua cripta subterrânea e a fascinante história de sua construção, que levou mais de 100 anos para ser concluída.
Quer descobrir mais joias históricas do Centro do Rio? Siga nosso perfil:
@trilhaserotas.br
Texto criado por Trilhas & Rotas - conectando você ao patrimônio cultural brasileiro.
#IgrejaDaCandelária #ArquiteturaColonial #CentroDoRio #PatrimônioHistórico #ArteSacra #TurismoCultural #Barroco #HistóriaDoBrasil #RioAntigo #TrilhasERotas
Pç. Pio X, s/nº, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Metrô (Uruguaiana) ou VLT.
Seg a sex, das 7h às 16h; sáb, das 8h às 12h